Home » Responsabilidade Ambiental » Projeto Cambará

Projeto Cambará

O Projeto Cambará consiste na compensação e manutenção da vegetação nativa presente, além da conservação das áreas de preservação permanente (APPs) presentes na área onde está localizada a jazida.
O nome Cambará é baseado em uma árvore muito presente na região, de madeira escura, com ranhuras em seu tronco e de madeira forte. Sua utilização se dá normalmente em construção civil, porém mais comum na construção de cercas (mourões) e outras obras relacionadas.

O projeto possui três frentes principais de trabalho:

1. Plantio de Mudas (árvores nativas e frutíferas)
O primeiro passo para o plantio é identificar na área um espaço adequado que concentre a quantia de mudas a serem plantadas e de preferência esteja próximo à vegetação nativa já existente na área. Caso seja necessário, a área destinada ao plantio é coberta com uma camada de terra fértil para melhor desenvolvimento inicial das mudas. Para um andamento adequado do plantio as mudas são colocadas em um local arejado, com sombra e protegidas, assim quando chegar a hora do plantio estão saudáveis o suficiente para serem replantadas. A escolha e preparação do solo é um dos pontos mais importantes para o plantio.
Antes do início do plantio são realizadas a separação das estacas de bambu para suporte das mudas e feitas as covas com profundidade suficiente para encaixe das mudas.
A Mineradora Morro Grande possui parceria com o Núcleo de Produção de Mudas da CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, localizado na cidade de Tietê/SP.
Captura de Tela 2015-12-05 às 16.45.41

2. Manutenção das novas mudas (coroamento, adubação e irrigação)

Durante dois anos após o plantio são realizados levantamentos trimestrais para acompanhar o desenvolvimento das mudas e o local onde estão plantadas, neste caso verifica-se a necessidade de coroamento, adubação e irrigação das novas mudas. Caso haja necessidade são realizados o replantio de algumas mudas.
Após este tempo, e por mais dois anos, os levantamentos são realizados semestralmente, neste caso com o objetivo de verificar o desenvolvimento de cada espécie e evolução do plantio no local escolhido.

3. Manutenção da Vegetação Nativa e APPs

As áreas com vegetação nativa e APPs somadas possuem mais de 100 mil m², juntas as áreas representam 10 campos de futebol um ao lado do outro. É mantida uma distância determinada das áreas de reserva para não prejudicar as árvores e espécies de animais silvestres que habitam o local.

 

 

Plantio de mudas

 

 

Depois de 10 anos